Cresce o número de multas de trânsito em Teresópolis

Advogado de Trânsito no Rio de Janeiro (RJ) divulga notícia sobre o crescimento de multas de trânsito

 

Os abusos cometidos pelos motoristas de Teresópolis são constantemente flagrados pelos agentes da GM, que aplicam uma média de 626 multas por mês

– Autoridades já autuaram mais do que no mesmo período de 2014

Quem anda pela cidade não cansa de observar as inúmeras irregularidades que continuamente são cometidas pelos maus motoristas. Os abusos vão desde o estacionamento em local proibido, passado pela cômoda fila dupla e chegando à injustificável parada em vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais. Com tanto material disponível, agentes da Guarda Municipal, mesmo fazendo vista grossa em alguns momentos, acabam aplicando um crescente número de multas na cidade. Nos sete primeiros meses deste ano foram emitidas 4.382 multas. São 661 penalidades aplicadas a mais do que no mesmo período de 2014, quando foram expedidas, de janeiro a julho, 3721 multas.
Mesmo multando menos do que nas cidades vizinhas, agentes da GM de Teresópolis já aplicaram mais penalidades do que no mesmo período de 2015

Os números que constam nos gráficos de estatísticas do Detran do Rio de Janeiro podem assustar os desavisados. Afinal, esse nível alcançado remete a uma média de 626 multas aplicadas por mês em Teresópolis. O número é infinitamente mais baixo do que o município de Petrópolis, onde os agentes públicos aplicaram, neste mesmo período, um total de 27.681 multas de trânsito. A média é de 3.950 multas. Ou seja, o que nossa Guarda Municipal aplicou em sete meses de trabalho, equivale a um mês na cidade imperial. Fatores que pesam neste montante na cidade vizinha passariam por mais rigor no trabalho de fiscalização dos agentes e a presença de radares para coibir o excesso de velocidade em vários pontos da cidade. Apesar de superior, a frota de veículos em Petrópolis não justificaria essa diferença tão significativa. São 156 mil veículos na cidade vizinha frente os 89 mil de Teresópolis. Outra possibilidade de comparação é com a também vizinha Nova Friburgo. Na cidade onde existem 115 mil veículos em circulação, foram aplicadas esse ano 6.122 multas de trânsito.

Os flagrantes de irregularidades cometidas no trânsito de Teresópolis são facilmente observados nas ruas e avenidas, principalmente na região central da cidade

Política de conscientização

Como justificar o baixo número de multas em se comparando com os abusos cometidos no trânsito de Teresópolis. Em recente entrevista ao DIÁRIO, o agente Sérgio Alves, coordenador da Guarda Municipal de Teresópolis, explicou que essa estatística é resultado de uma filosofia de trabalho que passa necessariamente pela tentativa de educar os motoristas.
É fato que a a vida de um agente da Guarda Municipal de Teresópolis não é das mais fáceis. Além do baixo efetivo, dos salários pouco atrativos e do desgaste físico e emocional, os funcionários municipais são obrigados a se desdobrar para conseguir dar conta da demanda de atribuições da corporação, que é obrigada a cuidar de prédios públicos, da ronda em algumas escolas e do trânsito da cidade. “A Guarda Municipal, por determinação da Secretaria de Segurança Pública, vem priorizando dentro do município a prática da educação de trânsito. Mas nem por isso deixamos de coibir as maiores infrações hoje, principalmente para garantir o direito do pedestre. Com isso, a maior parte das multas aplicadas são por estacionamento sobre as calçadas da cidade”, detalha o coordenador Alves.
O coordenador aponta ainda os locais com maior incidência de multas aplicadas. Como não poderia deixar de ser, as ruas mais movimentadas do município são também as que registram maior número de infrações. Na Várzea, são as Avenidas Lúcio Meira e Delfim Moreira, a Praça Baltazar da Silveira (Matriz), Rua Djalma Monteiro, Parque Regadas, Rua Edmundo Bittencourt, Rua Padre Tintório (ao lado da Matriz), Rua Duque de Caxias, Rua Doutor Aleixo, Rua General Espírito Santo Cardoso (acesso aos Pinheiros) e Rua Waldir Barbosa Moreira (Rodoviária). Na região da Reta, Avenida Feliciano Sodré, Rua Nova Friburgo (ao lado da Secretaria de Educação) , Rua Nilza Chiapeta Fadigas (antiga Cotinguiba), Rua Heitor de Moura Estevão (antiga Itapicuru), Rua Rui Barbosa (ao lado da PMT) e Rua Darcy Menezes de Aragão (acesso Viação Teresópolis).
No Alto, Rua Judite Maurício de Paula (acesso ao Hospital São José), e Avenida Oliveira Botelho. Destaque ainda para a Rua Tenente Luiz Meireles, acesso aos bairros de São Pedro e Meudon.
Andre Oliveira

Fonte: Net Diário

Tags: Trânsito, Direito de Trânsito, Autuações, Guarda Municipal, Multas de trânsito, Advogado de Trânsito RJ, Advogado de Trânsito no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário