Ciclista de 70 anos atropelado por motorista embriagado receberá indenização

Advogado de Trânsito RJ divulga notícia sobre atropelamento por motorista embriagado e indenização

A 4ª Câmara Civil do TJ confirmou sentença da comarca de Tubarão e determinou que um motorista pague R$ 8 mil por danos morais a um ciclista de 70 anos atropelado em via pública. O réu pagará também o conserto da bicicleta, mais o tratamento das lesões sofridas pelo autor. O condutor recorreu da sentença sob a alegação de que foi surpreendido por manobra brusca da vítima, que teria se deslocado para o meio da pista ao desviar de outro automóvel estacionado no acostamento da rodovia.

Contudo, consta nos autos que o veículo colidiu com a traseira da bicicleta e não sua lateral, como seria de se imaginar caso configurada a versão do condutor. Segundo testemunhas no local do acidente, o demandado apresentava sinais de embriaguez e fugiu do local. O desembargador substituto Jorge Luis Costa Beber, relator da matéria, explicou que, existente nexo de causalidade entre a atitude do réu e o dano causado, a indenização é obrigatória.

“Diante destes vetores, considerando as lesões ocasionadas na vítima, pessoa com mais de 70 anos de idade, a reprovabilidade da condução de veículo em estado de embriaguez e a absoluta ausência de solidariedade derivada da fuga do local, sem a prestação de socorro, não vejo razão para reduzir a quantia indenizatória fixada”, concluiu o magistrado. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2015.069284-7).

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Tags: Trânsito, ciclista, Atropelamento por motorista embriagado, Indenização, Advogado de Trânsito RJ, Advogado de Trânsito no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário