Agência de turismo e banco têm de indenizar por cobrança em duplicidade

Advogado de direito do consumidor RJ divulga notícia sobre ação contra agência de turismo e banco

O juiz Fernando de Mello Xavier, do 10º Juizado Especial Cível, determinou que CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S/A e o Banco Itaú S/A paguem, solidariamente, R$ 8 mil de indenização por danos morais a Maria José de Oliveira Lima e Luiz Oliveira Lima Filho por cobrança em duplicidade de pacote de viagem faturada em cartão de crédito.

As duas empresas também têm de restituir ao casal a importância de R$ 2.722,00 referentes ao valores pagos inicialmente pela contratação do pacote de viagem, que foi cancelado após os clientes terem reclamado da cobrança em duplicidade no cartão de crédito. A justificativa para cancelamento do pacote foi a possível existência de fraude no contrato, o que penalizou o casal, que desajava viajar para Gramado, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o processo, Maria e seu marido compraram um pacote turístico da CVC. Porém, foram lançadas duas operações de cobrança na fatura do cartão de crédito de Luiz, o qual é administrado pelo banco Itaú. Procurado por ele, o gerente da instituição bancária não soube explicar a desordem na conta do cliente, afirmando apenas que a CVC lançou a cobrança em duplicidade. Já segundo a empresa de turismo, existia apenas uma contratação, assim responsabilizando à administradora do cartão pela falha na cobrança.

Danos morais

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que as defesas apresentadas não deixaram dúvida quanto à falha na prestação dos serviços, o que motivou o cancelamento do contrato. “A fim de evitar cobranças indevidas, é obrigação da agência e instituição financeira averiguarem, com cautela e segurança, os lançamentos em cartão de crédito”, afirmou. “Constatado o cancelamento do contrato, não paira dúvida acerca dos direitos dos autores de terem restituída a quantia paga”, frisou o magistrado (Texto: Weber Witt – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: TJGO

Tags: direito do consumidor, ação contra agência de turismo, ação contra banco, advogado de direito do consumidor RJ, advogado de direito do consumidor no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário