Advogado de Trânsito RJ e notícias sobre acidente de ônibus BRT no Rio de Janeiro
O Consórcio BRT saiu em defesa do motorista do ônibus que bateu em outro veículo biarticulado, na última terça-feira, nas proximidades da estação CTEx, do Transoeste, em Guaratiba. Segundo o consórcio, as imagens da câmera interna mostram que o condutor estava com as duas mãos ao volante e, segundo a assessoria, “não há hipótese” de que estivesse com fones de ouvido. As imagens, no entanto, não foram divulgadas. Até a noite de quarta-feira, nem a Secretaria municipal de Transportes nem a 43ª DP (Guaratiba) haviam recebido os vídeos. Em depoimento à polícia, o motorista, da Auto Viação Jabour, negou que estivesse ao celular.
A versão do motorista e do consórcio contradiz passageiros, que afirmam que ele falava ao telefone desde Santa Cruz. Na delegacia, testemunhas sustentaram, nesta quarta-feira, a acusação. Segundo elas, o motorista usava fones para falar ao celular, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e punido com multa e quatro pontos na carteira.
— Ele foi falando alto desde o ponto inicial, mas não segurava celular, falava com o fone — conta Rafael Flores, de 21 anos, que se feriu na cabeça.
As imagens do outro acidente, no Pontal, envolvendo mais dois ônibus do BRT Transoeste também não chegaram à 42ª DP (Recreio), que investiga o caso. Os acidentes deixaram cerca de 150 feridos.
— O condutor (da empresa Pégaso) que bateu perto da estação do Pontal ainda não veio depor. Como ele foi lesionado, vamos convocá-lo amanhã (hoje) — diz Marcos Cipriano, da 42ª DP.
Os laudos periciais ainda vão levar até 30 dias para ficarem prontos. O Consórcio BRT não afastou os motoristas e diz que só vai “agir administrativamente” caso sejam constatadas falhas dos motoristas.
Procon processa o consórcio
O Procon Estadual instaurou ontem um processo administrativo contra o Consórcio BRT devido aos dois acidentes. O consórcio tem 15 dias para apresentar uma defesa e, caso a justificativa não seja aceita pelo Procon, será multado num valor que vai ser calculado a partir da receita bruta do grupo.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, uma vítima continua internada no Hospital Pedro II. O nome do passageiro não foi informado, mas seu estado de saúde é estável.
Ferido com dois cortes na cabeça após o acidente, Rafael Flores conta que foi orientado pelos bombeiros que faziam atendimento no local a se dirigir por conta própria a um hospital.
— O próprio bombeiro me falou que seria melhor eu me adiantar e ir por conta própria, pois seria mais rápido. Pedi para que o pai de uma amiga viesse me buscar — reclama ele, que foi atendido no hospital Memorial, em Santa Cruz.
Segundo os bombeiros, havia 13 ambulâncias nos dois acidentes e “todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico foram avaliadas e receberam os primeiros socorros no local”. A corporação afirmou que irá abrir uma apuração interna sobre o caso de Rafael.
Fonte: Jornal Extra
Tags: acidentes no BRT, acidente de ônibus, advogado de trânsito RJ, advogado de trânsito do Rio de Janeiro, acidente com ônibus BRT
Fonte: Salari Advogados
Leia mais artigos em nosso blog
Telefones para contato:
(21) 3594-4000 (Fixo)
E-mail: [email protected]
Facebook | Instagram | YouTube
Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).
Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes – Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.