Advogado de Multas de Trânsito RJ divulga notícia sobre autuações por embriaguez ao volante
Tendência já havia sido constatada no Natal de 2014 em comparação com o do ano anterior
Caem as autuações por embriaguez ao volante no feriadão de Ano-Novo no RS Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
O feriado de Ano-Novo trouxe uma boa notícia ao Rio Grande do Sul. O número de motoristas autuados por embriaguez nas estradas gaúchas caiu 49% na comparação com a virada para 2014. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de cada cem condutores fiscalizados, cinco receberam multa por embriaguez ao volante. No Réveillon do ano passado, esse índice foi de 9%.
Foram fiscalizados 3.560 motoristas no feriadão da virada 2014-2015, e 179 deles acabaram autuados por embriaguez. No ano anterior, houve 3.855 verificações e 351 infrações por embriaguez ao volante.
Nas estradas federais, estaduais e em vias municipais, mais de 19 mil infrações foram registradas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) entre 30 de dezembro de 2014 e esta segunda-feira. No período, aconteceram 920 acidentes no Estado, com 13 mortos e 421 feridos — no Natal ocorreram 20 mortes e 456 pessoas ficaram feridas, segundo os dados do Detran.
O comandante do CRBM, coronel Fernando Alberto Grillo Moreira, crê que a redução está associada ao temor dos motoristas de serem pegos em flagrante. É uma tendência percebida desde que a Lei Seca recrudesceu, em 2012, aponta o oficial. No entanto, a norma poderia ser ainda mais dura, analisa:
— Hoje as autuações têm um valor razoável, apesar de nem de longe serem o que deveriam ser. A Brigada fez um estudo e constatou que a multa no Brasil é a mais barata do mundo. Na União Europeia, por exemplo, o primeiro flagrante por embriaguez gera multa de 4,5 mil euros. No segundo, é de 9 mil euros e o cidadão perde o carro.
O coronel ressalta que tem se consolidado a regra de que, mesmo com mais abordagens, fica cada vez mais difícil flagrar motoristas embriagados — “felizmente”, completa. Uma tática usada pelo CRBM é posicionar as blitze em regiões onde há bares e consumo de álcool.
O feriado de Natal também apresentou queda nas autuações por embriaguez ao volante, de acordo com o Detran. Nas 3.757 ações de fiscalização efetuadas no último feriadão de Natal, 139 resultaram em infrações. No ano anterior, houve 3.806 verificações e 400 infrações — a taxa de infratores pelo número total de motoristas fiscalizados caiu de 11% para 4% do feriado natalino de 2013 para o de 2014.
Fonte: Zero Hora
Tags: autuações por embriaguez ao volante, multa por embriaguez ao volante, advogado de multas de trânsito RJ, advogado de multas de trânsito do Rio de Janeiro, advogado de recursos de multas de trânsito RJ, advogado de recursos de multas de trânsito no Rio de Janeiro
Fonte: Salari Advogados
Leia mais artigos em nosso blog
Telefones para contato:
(21) 3594-4000 (Fixo)
E-mail: [email protected]
Facebook | Instagram | YouTube
Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 411 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes – Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.