Regras mais rígidas no Código de Trânsito Brasileiro

Advogado de Direito de Trânsito RJ divulga notícia sobre novas regras no Código de Trânsito Brasileiro

Tags: Direito de Trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, Infrações de Trânsito, Infração Gravíssima, Influência de álcool, Suspensão do direito de dirigir, Recolhimento de carteira de habilitação, CNH, Advogado de Trânsito RJ, Advogado de Trânsito no Rio de Janeiro

Em maio de 2016 foi sancionada uma série de alterações que toram mais rígidas o Código de Trânsito Brasileiro. Agora segurar ou manusear o celular enquanto dirige é infração gravíssima.

Outra alteração foi com relação à recusa em submeter a exame clínico, teste do bafômetro, perícia ou outro procedimento que permita comprovar a influência de álcool ou outra substância. Sendo então a multa de R$ 1.915,40 e em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa será em dobro.

Além disso, os veículos licenciados no exterior não poderão sair do Brasil sem o pagamento das infrações de trânsito cometidas ou ressarcimentos de danos, independente em que fase esteja o processo (administrativo ou judicial).

As novas regras preveem também infração gravíssima, a utilização de veículo em via pública com o intuito de interromper, restringir ou perturbar a circulação de outros veículos.  Além de multa, tem como punição a remoção do veículo e suspensão do direito  de dirigir por 12 meses.

O transporte pirata de passageiros também agora é considerado infração gravíssima com multa de R$ 1.149.24, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da carteira nacional de habilitação (CNH).

Com informações da Agência Brasil

Escritório de Advocacia Rodrigo Costa Advogados – Advogado RJ especialista em Direito de Trânsito

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário