Anulação de PartilhaO Escritório de Advocacia Rodrigo Costa Advogados possui em sua banca advogados que atua com anulação de partilha/anulação de inventário/ anulação de herança, no caso de partilha amigável e rescisão de partilha quando for partilha judicial.

Leia mais: Advogado de Inventário no Rio de Janeiro (RJ)

Ação de investigação de paternidade – Reconhecimento de paternidade

Há vários motivos para que busque na justiça a nulidade de partilha ou rescisão de partilha. Veja alguns:
– Vício de consentimento (coação);

– Dolo (manobra ou artifício que se inspira em má-fé e leva alguém a induzir outrem à prática de um ato com prejuízo para este);

– Erro essencial, como por exemplo a participação de incapaz na partilha amigável;

– Não incluir um determinado herdeiro;

– Quando foi inserido na partilha pessoa que não é herdeiro;

O prazo para buscar anulação de partilha consensual/amigável é de um ano (âmbito do direito das sucessões). No entanto, dependendo do caso, como por exemplo: A partilha homologada no divórcio consensual traduz negócio jurídico e o prazo é de 4 anos como previsto no art. 178, II, do CC.

No caso de ação rescisória de partilha (partilha judicial) o prazo é de dois anos. No entanto, se foi deixado de fora da partilha um herdeiro sem reconhecimento paterno, o mesmo deve ajuizar uma ação de investigação de paternidade cumulado com pedido de anulação de partilha.

É de 10 anos o prazo para o herdeiro anular partilha da qual ele não fez parte. No entanto, aquele que ainda não detém a condição de herdeiro, não pode postular direito hereditário, porquanto lhe falta legitimidade. Logo, o filho que teve a sua paternidade reconhecida após a partilha, o prazo para buscar a anulação dessa partilha somente pode começar a correr a partir do momento em que ele passou a deter a condição de herdeiro.

Dessa forma, quem busca a anulação de partilha/rescisão de partilha e a petição de herança deve estar ligado no prazo prescricional. Cada caso precisa ser analisado de acordo com CPC e no Código Civil e jurisprudências. Se você tem dúvidas com relação a esse assunto. Entre em contato, conte o seu problema ao advogado especializado em anulação de partilha/rescisão de partilha.

Tags: Direito de família, anulação de partilha, rescisão de partilha, ação anulatória de partilha, advogado de anulação de partilha RJ, advogado de anulação de partilha no Rio de Janeiro, advogado de rescisão de partilha RJ, advogado de rescisão de partilha no Rio de Janeiro, advogado de ação anulatória de partilha RJ, advogado de ação anulatória de partilha no Rio de Janeiro, advogado de ação de investigação de paternidade com pedido de anulação de partilha RJ

partilha de bens

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook Instagram | YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembleia).