pensão por morteA pensão por morte é um benefício do INSS destinada aos dependentes do segurado que veio a falecer ou em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente.

O que é segurado do INSS?

A pessoa filiada ao INSS que faz pagamento mensais a Previdência Social. “São considerados segurados do INSS aqueles na condição de Empregado, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo”. E para que seu dependente (s) tenha direito a pensão por morte, a pessoa deve ter contribuído ao INSS, até um ano antes de sua morte.

Quem são os dependentes?

A pensão por morte deve ser pago aos filhos, esposa ou marido, companheiro ou companheira. É importante informa que você não sabe como comprovar a posição de companheira ou companheira, entre em contato com o advogado previdenciário do nosso escritório, mesmo que o pedido de pensão tenha sido negado.

Duração do benefício de pensão por morte?

Há dois fatores que influenciam a duração do benefício de pensão por morte: tipo do beneficiário e idade.

Se o casamento ou união estável começou em menos de dois anos do falecimento do segurado, a pensão por morte será apenas de 4 meses.

Caso o segurado do INSS contribuiu menos de 18 meses, seu dependente também só terá´4 meses de pensão por morte.

Agora, se o segurado contribuiu mais de 18 meses e pelo menos 2 anos de casados ou de união estável ou ainda se o óbito decorrer de acidente será levado em consideração as informações da tabela abaixo:

Duração da pensão por morte para cônjuge e companheira (o)

Idade

Duração da Pensão em anos

21 anos ou menos

3

Entre 21 e 26 anos

6

Entre 27 e 29 anos

10 anos

  Entre 30 e 40 anos

15 anos

Entre 41 e 43 anos

20 anos

A partir de 44 anosVitalício

 

No entanto, para os filhos a pensão é devida até os 21 anos de idade, salvo em caso de invalidez ou deficiência, isso cabe também a irmãos do falecido, desde que comprovem o direito.

Portanto, se você tem dúvidas sobre pensão por morte ou teve seu pedido negado ou ainda seu benefício foi reduzido, fale com o nosso advogado especialista em pensão por morte e conheça seus direitos.

Tags: direito previdenciário, pensão por morte, advogado de pensão por morte RJ, advogado de pensão por morte no Rio de Janeiro, advogado especialista em pensão por morte

partilha de bens

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook Instagram | YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembleia).