O Escritório de Advocacia Rodrigo Costa Advogados está atento as mudanças nos direitos das grávidas: estabilidade, licença-maternidade, direito a consultas e exames, direito a mudança de função ou setor caso seja necessário e direito a amamentação. No entanto, iremos esclarecer algumas dúvidas com relação a estabilidade e demissão da gestante.
Qual o período de estabilidade da gestante?
A estabilidade da gestante no emprego começa na data da gravidez e termina cinco meses após o parto. Isso mesmo! Após a licença-maternidade ela tem direito em média a um mês de estabilidade no emprego, ou seja, nesse período a mulher não pode ser demitida pelo empregador.
E se ocorrer demissão nesse período?
Se ocorrer demissão, a gestante deve entrar na justiça de preferência com um advogado trabalhista, pedindo a reintegração ao trabalho.
As mulheres que engravidam durante o contrato de experiência ou contrato com prazo determinado também têm estabilidade?
Sim. Caso seja demitida antes do final do contrato de experiência ou contrato com período determinado, tem direito ao 13º salário proporcional, férias proporcionais mais 1/3, além do saldo do salário e 40% do FGTS e indenização. E dependendo do caso ainda pode pedir na justiça a reintegração ao trabalho.
Mas, a gestante pode ser demitida por justa causa?
Sim. Depende dos atos praticados pela gestante. No entanto a mesma pode entrar na justiça por meio de um advogado ou Defensoria Pública (caso não tenha condições financeiras para pagar), com o pedido de reversão de justa causa.
Leia mais:
Por negligência, grávida pode ser demitida por justa causa, diz TRT-2
Gestante que rejeitou reintegração após ser demitida não receberá indenização estabilitária
Gestante consegue anular pedido de demissão e terá direito a estabilidade provisória
Gestante demitida receberá indenização mesmo tendo conseguido novo emprego após a dispensa
TST reconhece estabilidade a recepcionista que pediu demissão sem saber da gravidez
Deseja obter mais informações sobre demissão de grávida e seus direitos? Conte seu problema. Entre em contato e Conte seu problema.
Tags: direito trabalhista, direitos da gestante, demissão de grávida, estabilidade de grávida, demissão de gestante, demissão de empregada gestante, estabilidade de gestante, advogado especializado em demissão de empregada gestante, advogado especialista em demissão de gestante RJ, advogado de demissão de gestante RJ, advogado de demissão de gestante no Rio de Janeiro, advogado especialista em direitos da gestante RJ
Fonte: Salari Advogados
Leia mais artigos em nosso blog
Telefones para contato:
(21) 3594-4000 (Fixo)
E-mail: [email protected]
Facebook | Instagram | YouTube
Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembleia).