Veja como conferir quem teve benefício cancelado

Advogado de direito do consumidor RJ divulga notícia sobre benefício do INSS cancelado

 

Prazo para perícia de auxílio-doença acabou no último dia 21
Segurado que recebe auxílio-doença e não passou pelo pente-fino do INSS porque não foi localizado ou teve alta, tem como verificar situação pelo 135 ou na internet

Rio – O prazo para apresentação de beneficiários de auxílio-doença que não foram encontrados e não passaram pelo pente-fino do INSS acabou no último dia 21. Com isso, 2.072 benefícios acabaram cancelados no Estado do Rio. Vale lembrar que no dia 1º de agosto uma lista de segurados foi publicada no Diário Oficial da União com o nome de quem não havia sido encontrado devido a inconsistência no endereço.

Nem perícia, nem lista do DOU. E agora, como fazer para saber se o pagamento foi suspenso? Uma alternativa é ligar para a Central de Atendimento 135, munido do número do benefício e dados pessoais e perguntar qual a situação do benefício. Neste caso a ligação é gratuita.

Outra saída é acessar a página www.previdencia.gov.br e buscar a informação.

Ao entrar no portal, o segurado deve clicar no link Serviços do INSS na parte esquerda da página. E em seguida no ícone Todos os serviços. Ao fazer isso abrirá uma outra aba. Nela, acesse ‘Consulta de situação de benefício’. Logo depois, clique em ‘Resultado de requerimento de auxílio-doença’.

Essa é a última parte do passo-a-passo para ter acesso às informações da perícia. Algumas informações serão solicitadas, por isso é importante ter em mãos o número do benefício, data de nascimento do segurado, nome do requerente e CPF. Depois de tudo preenchido é preciso validar a solicitação. Vão aparecer letras e caracteres coloridos. Basta, então, escrever dentro da caixa e dar ‘Enter’ que os dados aparecerão na tela.

Caso o segurado do INSS não tenha sido encontrado para fazer a revisão ou considerado apto para o retorno ao trabalho, o benefício é cancelado imediatamente, informou o Ministério do Desenvolvimento Social.

Mais de 20 mil perícias feitas

Balanço do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) aponta que até o último dia 4 foram realizadas 20.490 perícias, destas 15.060 pessoas tiveram os benefícios cancelados no Rio de Janeiro.

Do total, 4.573 acabaram convertidos em aposentadoria por invalidez, 64 em auxílio-acidente, 141 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 652 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.

Em todo estado, 41.100 benefícios de auxílio-doença foram revisados. A economia anual estimada pelo ministério, até agora, é de R$ 215,8 milhões.

Ainda esta semana, mais de um milhão de aposentados por invalidez começam a ser chamados para passar por perícia-médica no INSS.

Fonte: O Dia Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *