RJ proíbe radar de velocidade em ‘área de risco’

Advogado de direito de trânsito RJ divulga notícia sobre radares de velocidade

Lei foi publicada nesta terça-feira (16) após sanção de Pezão e se refere a ‘comunidades carentes’ conhecidas por alto índice de violência. Retirada de equipamentos não poderá custar nada aos cofres públicos.
Por Gabriel Barreira, G1 Rio

Os famosos “pardais”, ou radares de velocidade, terão de ser retirados de “áreas de risco”. É o que determina uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado, após sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
A proposta do deputado Dionísio Lins (PP) considera áreas de risco as comunidades carentes mapeadas e conhecidas por alto índice de violência e confronto armado em vias urbanas. O projeto, no entanto, não explicita nominalmente quais seriam essas vias.
Além disso, os “pardais” que já estão instalados terão de ser retirados de forma gradual. No entanto, é proibido qualquer custo aos cofres públicos, o que pode impedir a remoção caso o contrato com a empresa que instalou o equipamento tenha alguma cláusula de rescisão.
‘Ou é roubado ou recebe multa’, diz autor
Diz o texto proposto pelo vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Dionísio Lins (PP), que atualmente o cidadão não tem escolha: “ou ele é roubado ou recebe multa” para preservar a própria vida e de seus familiares.
“Inúmeros casos são aqueles em que roubos são constantes em áreas de comunidades carentes, conhecidas pelos recorrentes conflitos armados e que se expandem para o asfalto. Com o intuito de evitar mais mortes de cidadãos inocentes, este projeto em nenhum momento incentiva o aumento de velocidade ou propõe o avanço de sinais de trânsito, muito pelo contrário, há de se notar que, áreas de risco são apenas aquelas em que não há como reduzir a velocidade em razão de tiroteios e arrastões”, argumenta Lins.

Fonte: G1.globo.com

Tags: Direito de trânsito, multa de radar, radares de velocidade, área de risco, advogado de direito de trânsito RJ, advogado de direito de trânsito no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário