FAMÍLIA DE TRABALHADOR TEM DIREITO À PENSÃO POR MORTE NO ESPÍRITO SANTO

Advogado de Direito de Família e Direito Previdenciário propala notícia sobre Pensão por Morte

 

A família de um trabalhador no Espírito Santo ganhou na Justiça o direito de receber pensão por morte. A decisão foi proferida no segundo semestre de 2014, depois de atuação da Defensoria Pública da União (DPU).
S.G. sustentava a família com trabalhos braçais, mas adoeceu e passou a receber auxílio-doença. Em uma nova perícia, ele foi considerado apto ao trabalho e deixou de receber o benefício e de contribuir para a Previdência.
Três anos depois, o trabalhador morreu e a viúva e os filhos pequenos ficaram sem receber pensão por morte pelo fato do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) não considerar S.G. como segurado.
Em sua ação em favor da família, o defensor responsável pelo caso, Ricardo Figueiredo Giori, argumentou que S.G. “permaneceu incapaz para o trabalho da cessação do seu benefício até o seu óbito”. Dessa maneira, ele continuou na condição de segurado.
A Justiça acatou a argumentação. O juiz que proferiu a sentença explicou em sua decisão que “encontram-se preenchidos os requisitos (qualidade de segurado do de cujus e dependência econômica dos requerentes) para a concessão do benefício de pensão por morte”.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Defensoria Pública da União

Tags: Pensão por Morte, auxílio-doença, direito de família, direito previdenciário, advogado de direito de família, advogado de direito previdenciário

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Salari Advogados

Leia mais artigos em nosso blog

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)

(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook | Instagram YouTube

Endereço: Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Dr. Rodrigo Costa

Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes - Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.

Deixe um comentário